terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Plano Sustentável para a dívida Previdenciária (LIVE em 22/02/2022)

 

    

     Na manhã desta terça-feira, 22/02/2022, a partir das 10h00, foi realizada a Palestra: "Plano Previdência Sustentável", realizada pela Profª. Pâmela Machado - Consultora Previdenciária como Palestrante, Dr. Eduardo Kulaif - Advogado / Consultor Jurídico e o Prof. Luciano Lima - Contador Público / Palestrante e Mediador da Palestra, junto a profissionais que atuam com a gestão pública municipal.

          A Palestra teve como intuito apresentar soluções importantes para garantir o futuro da aposentadoria dos servidores e evitar o aumento de alíquotas descontadas dos pagamentos!

            Durante a palestra, a Profª. Pâmela Machado demonstrou as atuações do Instituto de Pesquisas Econômica e Previdenciária - IPEP, como:

       Diagnóstico da dívida atuarial

       Consultoria jurídica para adequação da legislação local

       Qualificação dos Ativos

       Viabilidade econômica e financeira

       Estruturação, formatação e constituição de Fundo Patrimonial

       Apoio aos debates internos e externos

       Treinamentos e Capacitação

                         Formado por uma equipe de especialistas do setor econômico, jurídico,  imobiliário e                           previdenciário que tem como foco auxiliar os munícipios do estado de São Paulo com                           soluções que visam reduzir o passivo previdenciário dos Entes federativos.


                 Sendo o ponto principal a elaboração do Plano de Previdências sustentável, a Profª. Pâmela, explanou sobre os riscos e consequências do déficit previdenciário, os efeitos da Emenda Constitucional nº 103/2019, os cases de sucesso de entes públicos que se adequaram por meio do IPEP, órgãos reguladores, processos de implantação e desafios e conclusões.

                 O Prof. Luciano Lima, informou do funcionamento da máquina pública municipal, narrando casos práticos em relação a manutenção das certidões negativas de débitos - CRF, certificado de regularidade previdenciária - CRP, entre outras fiscalizações realizadas pelo Cadastro Único de Convênios - CAUC, da Secretaria do Tesouro Nacional - STN e ainda, a manutenção e melhoria do rating do CAPAG-STN, do município, ajudando com garantias da União.

                  Na sequência o Dr. Eduardo Kalief  trouxe para discussão a importância do CRP - Certificado de Regularidade Previdenciária e manutenção do CADPREV para que o município não seja prejudicado com impedimentos como a realização de transferências voluntárias de recursos pela união, celebração de acordos, contratos, convênios e ajustes, concessão de novos empréstimos, financiamentos, subvenções em geral de órgãos ou entes da administração direta e indireta e ainda, a liberação de recursos para investimentos.

                  A palestra teve como intuito disseminar o conhecimento sobre Plano de Previdências Sustentável para Municípios - RPPS e outros interessados,  junto aos gestores municipais.

                    Para obter os materiais apresentados basta enviar mensagens nos contatos dos organizadores abaixo, e seus mini currículos são: 

Prof. Luciano Lima – Atuante a 24 anos com Gestão Pública Municipal – Foi Diretor de Finanças e Secretário de Finanças e Administração em Paulínia/SP; Foi Secretário de Finanças em Leme/SP; Foi Secretário de Finanças em Bragança Paulista/SP; Professor da UNIFACP Paulínia/SP; Consultor e Palestrante desde 2012; Contato: llimafinanças@gmail.com / (19) 99950-4842 .

Profª. Pâmela Machado – Consultora em Previdência, Coordenadora de projetos no IPEP, Administrou empresas do mercado de capitais, imobiliário e ambiental, Palestrante, Professora. Contato: projetos@ipepbrasil.com.br / (19) 99960 4640.

Dr. Eduardo Kalief – Consultor jurídico para implantação de projetos para Equacionamento do Déficit Atuarial e Financeiro de Entes públicos, Advogado corporativo de empresas do mercado imobiliário. Contato: projetos@ipepbrasil.com.br / (19) 99960 4640.

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Empenho Orçamentário

✅ O empenho é prévio. 

✅ Não se deve realizar despesas na gestão pública sem que haja reserva orçamentária, que é realizada por meio da nota de empenho orçamentário. 

✅ Nota de empenho é o documento numerado, que demonstra o credor, o objeto contratado, a rubrica orçamentária, o valor da contratação e o histórico do objeto contratado.

✅ O Empenho garante ao credor um direito ao crédito previamente reservado e gera para o Estado (Governos Federal, Estadual e Municipal - Administrações Direta e Indireta) uma obrigação.


Diferente da área privada, que se pode pagar antecipadamente uma aquisição ou serviços, na administração pública, via de regra, desde que relevante interesse público ou calamidade pública, não se realiza despesas sem o empenho prévio.


Prof. Luciano Lima

Atenção Gestores, Servidores Públicos e Concurseiros: Lançamento dos Cursos EAD Gravados - Gestão Pública (Planejamento Orçamentário, Fundos e Conselhos - Meio Ambiente e Pessoa Idosa) com descontos em novembro/2024

Neste mês de novembro de 2024, a LLACT Gestão Pública Ltda, lançou a plataforma de Ensino a Distância - EAD para servidores e gestores públi...